Gábor Bolba
Gábor Bolba - Nasceu em 1960 em Budapeste. Foi na infância que apareceu a sua vocação para as Artes. Frequentou o seu Curso Liceal na Escola Secundária de Belas-Artes como gráfico.
De 1967 a 1974 estudou na Escola de Música Weiner Leo em Budapeste.
Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos - frequentou aulas de violino. Começou os estudos no contrabaixo aos 19 anos, como aluno de Lajos Montag, que foi o fundador do método de ensino do contrabaixo na Hungria e na Europa.
De 1981 a 1985 foi aluno do Conservatório de Música Sz,István em Budapeste com o professor László Schunk. Em 1986 fez exames de admissão na Escola Superior de Música Ferenc Liszt em Debrecen, onde finalizou os seus estudos com professor Károly Saru e recebeu o diploma em 1989.
Aos 25 anos foi admitido para uma das mais importantes orquestras de Budapeste, a Orquestra Sinfónica MÁV. Participou em vários cursos nacionais e internacionais, 1983 Sion - Suíça, entre 1983 -1996 em Debrecen com os professores: Ludwig Streicher, Wolfgang Guttler, Milos Gajdos, Klaus Trumpf, Ovidiu Badila, David Walter, Gottfried Engels. Trabalhou como músico em diferentes teatros, como o VÍG, VÁROSMAJOR e ODRY.
Colaborou com diversos grupos musicais como VAN, - EOS, - SZIAMI - SZIAMI, - Claudia Rácz project, SOKAPANASZ - MESÉK,STB - IN TEAM - PIPI NOIR - RGGB, trio - TAT TVAM ASI Tocou em várias orquestras em Budapeste como KPVDSZ, - SZT. ISTVÁN, - WEINER LEÓ, MATAV.
A partir de 1989 continua a trabalhar com a Orquestra Sinfónica MÁV, que foi dirigida pelos maestros como Carlo Zecchi, János Ferencsik, Gyorgy Lehel, Árpád Joó, Franco Ferrara, Herbert Blomsted, Kobaiashi Ken Ichiro, Zoltán Kocsis, Jurij Szimonov, entre outros, efectuou tournés em vários países da Europa.
Em 1997 ingressa na Orquestra Clássica da Madeira como o chefe naipe de Contrabaixo e toca também na Madeira Camerata. No mesmo ano foi convidado para dar aulas de contrabaixo e de baixo elétrico no DSEAM. Mentor em master classes no Conservatório de Música da Madeira e Portimão no Festival de Percussão e Contrabaixo.
Participou em vários recitais de música de câmara, em formação de quarteto, quinteto com piano, e duo - trios de contrabaixo. Teve concertos de contrabaixo solo com acompanhamento ao piano.
Tocou várias vezes como solista com a Orquestra Clássica da Madeira e com a Madeira Camerata. Apresentou-se como contrabaixista convidado no Festival organizado pelo professor Klaus Trumpf em Michelstein. Participou na masterclasse de jazz de Rufus Ried. O bailarino Marcello Raciti inspirou-se numa composição do Gábor para uma coreografaria em vários espetáculos de dança na Madeira, na Itália e em Noruega.
Em formato concertos "World Music" baseado em improvisação livre apresenta-se frequentemente na vida musical na Madeira, acompanhado por vários músicos.
Gábor Bolba - Budapest, 1960. It was during childhood that his interest in Arts started to reveal. He attended his High School at the Secondary School of Fine Arts, in graphic´major.
From 1967 to 1974 he studied at the Weiner Leo School of Music in Budapest. He began his musical studies at the age of 10 - attended violin lessons. Start his studies on double bass at age of 19 years old as a student of Lajos Montag, who was the founder of the method of teaching double bass in Hungary as well as Europe.
From 1981 to 1985 he was a student of the Sz. István Conservatory of Music, in Budapest with the teacher László Schunk. In 1986 he started studying at the Ferenc Liszt College of Music in Debrecen, where he completed his studies with Professor Károly Saru and received the diploma in 1989.
At the age of 25 he was admitted to one of Budapest's most important orchestras, the MÁV Symphony Orchestra. He participated in various national and international course such as: 1983 Sion - Switzerland, from 1983-1996 in Debrecen with teachers: Ludwig Streicher, Wolfgang Guttler, Milos Gajdos, Klaus Trumpf, Ovidiu Badila, David Walter, Gottfried Engels. He worked as a musician in different theaters, such as VIG, VÁROSMAJOR and ODRY.
Collaborated with various music groups such as VAN, - EOS, - SZIAMI - SZIAMI, - Claudia Rácz project, SOKAPANASZ - MESÉK, STB - IN TEAM - PIPI NOIR - RGGB, trio - TAT TVAM ASI He played in several orchestras in Budapest as KPVDSZ, - SZT. ISTVÁN, - WEINER LEÓ, MATAV.
From 1989 he continues to work with the MÁV Symphony Orchestra, which was conducted by conductors such as Carlo Zecchi, János Ferencsik, Gyorgy Lehel, Árpád Joó, Franco Ferrara, Herbert Blomsted, Kobaiashi Ken Ichiro, Zoltán Kocsis, Jurij Szimonov, among others, as well as toured several countries in Europe.
In 1997, he joined the Madeira Classical Orchestra as the leader of the double bass section as well as the Madeira Camerata. In the same year he was invited to teach double bass and electric bass on DSEAM.
Mentoreships master classes at the Madeira Conservatory of Music and Portimão at the Percussion and Double Bass Festival. Participated in various chamber music recitals, in quartet formation, piano quintet, and duo - double bass trios. He had double bass concerts with piano accompaniment.
He played several times as a soloist with the Madeira Classical Orchestra and Madeira Camerata. He performed as a guest double bassist at the Festival organized by Professor Klaus Trumpf in Michelstein.
Participated in the jazz masterclass of Rufus Ried. The dancer Marcello Raciti was inspired by one of his compositions for a choreography at various dance shows in Madeira, Italy and Norway.
In
a format of "World Music" based on free improvisation, he often
appears in the musical life in Madeira, accompanied by various
musicians.
Jorge Luís Garcia Mendoza
Jorge Luís Garcia Mendoza. Nasceu na Venezuela em 1967 iniciou seus estudos musicais no sistema de orquestras juvenis da Venezuela como trompetista durante 5 anos, onde acabou o curso básico no instrumento, posteriormente começa a estudar percussão no conservatório Simon Bolívar e conclui o curso de percussionista clássico na modalidade de orquestra, participou em várias orquestras sinfónicas juvenis e profissionais e em diversos agrupamentos de música de câmara de percussão na Venezuela. Orquestra infantil Vicente Emílio Sojo, Orquestra Juvenil Juan José Landaeta, Orquestra profissional Gran Mariscal de Ayacucho, participou em diversos concertos como músico convidado em várias orquestras profissionais, fundador do Grupo de percussão tempo exacto, e em diversos agrupamentos de musica latina, pop, e folclórica, no ano 1996 foi convidado para iniciar a cadeira de percussão no conservatório de música da madeira sendo o primeiro professor especialista de instrumento de percussão na ilha, onde cumpre funções como professor chefe da disciplina de percussão desde então ininterruptamente, é professor dos cursos profissionais de percussão clássica e jazz, coordena vários grupos de percussão dentro do conservatório neste momento é mastro titular da Orquestra de Sopros do CEPAM. Actualmente frequenta um curso de direcção de orquestra e banda em Espanha, no ano 1997 foi convidado como timpaneiro para a Orquestra Clássica de Madeira.
A partir do ano 2001 como
percussionista principal na mesma orquestra onde fundou em conjunto com Rui
Rodrigues diversos agrupamentos de musica de câmara na orquestra Clássica, a
saber Ritmos e Sons, RGGB quarteto formado por dos contra baixos e dois percussionistas. Actualmente FBI (Funchal
Beat Investigation) com diversos solistas convidados, Também pertence a vários agrupamentos na
ilha de madeira, onde fundou a colectividade Madeira Free Improvisation Community
em conjunto com Gabor Bolba e Norberto Cruz, participei em vários projectos
musicais ao longo destes anos na ilha de
madeira.
Jorge Luís Garcia Mendoza. Born in 1967 - Venezuela, started his musical studies in the system of young orchestra system, as a trumpet player where he finished his basic school studies. After those five years he started to study percussion at the Simon Bolivar Music Academy, graduating i classical orchestra performance. Still in Venezuela he was part of several groups of chamber music, and several orchestras such as Orquestra Infantil Vicente Emílio Sojo; Orquestra Juvenil Juan José Landaeta; Orquestra professional Gran Mariscal de Ayacucho. Participated in several concerts as a guest musician in several professional orchestras. Was founder of the percussion group Tempo exact, and a member of several groups of Latin, pop, and folk music. In 1996 he was invited to start the percussion class at the music conservatory of Madeira being the first graduated teacher specialized in the field in Madeira island, where he has been the head teacher of the class uninterruptedly, he also teaches the professional courses in classical and jazz percussion; coordinates several percussion groups within the conservatory at this time he is a leader and conductor of the CEPAM Wind Orchestra. In 1997, he was invited to become the principal timpanist at the Madeira Classical Orchestra.
In 2001 he has become the principal percussionist; in the same Orchestra he was founding member - together with percussionist Rui Rodrigues - of several groups of chamber music within the Orchestra, such as Rhythms and Sounds, RGGB quartet (formed by two bass players and two percussionists). Currently the chamber music group named FBI (Funchal Beat Investigation) invites several guest soloists; Active musician in the island, together with Gabor Bolba (Double bass) and Norberto Cruz (Mandolin), he founded the collectivity Madeira Free Improvisation Community. Besides his activity as a teacher and performer, Jorge currently attends an orchestra and band direction course in Spain.
Norberto Gonçalves da Cruz
Norberto Cruz é um afirmado e reconhecido concertista no bandolim internacional. Apresentou-se como solista em Portugal, Italia, Estónia, Bulgária, Espanha, Brasil, Austria, onde colaborou com importantes agentes como o Teatro "Alla Scala", em Milão, o Teatro "Fenice" em Veneza e O orquestra "Roma Sinfonietta" de Roma.
Exibiu-se sob a direção de prestigiados maestros como Mstislav Rostropovich e Riccardo Muti e ao lado de músicos de renome internacional, tais como Andrea Bocelli, Noa, Placido Domingo e Julio Pereira. É um dos fundadores, juntamente com Emanuele Buzi e Valdimiro Buzi, do "Quinteto a Plettro Giuseppe Anedda", recebendo em 2012 a "Medalha de Representação" da cultura do Presidente da República Italiana.
É, desde 2008, diretor artístico e maestro da Associação de Bandolins da Madeira (ABM), através da qual promoveu e orientou 3 estágios de orquestra de palheta englobando mais de 70 músicos. Em 2008, 2009 e 2010 dirigiu, como maestro, três concertos com um repertório original. Fez transcrições de compositores barrocos, clássicos e modernos e fez também novas composições para este instrumento com grande sucesso do ponto de vista didático-musical, mas especialmente artístico. Em 2015 fez parte do Júri de comissão do Concurso Abbado em Itália, por convite do Ministério de Educação Italiano e em 2016 foi também no júri na comissão do concurso inserido no Festival Internacional de Amarante, na categoria de Bandolim e Guitarra Clássica, juntamente com Adriano del Sal, Oscar Ghilia e Aniello Desiderio.
Em 2016 desenvolve para a ABM, a realização de 12 programas para televisão denominados de "Plettro" dedicados ao bandolim para a RTP (Radio Televisão Portuguesa) Madeira, como músico, maestro e apresentador.
É considerado entre os bandolinistas portugueses de maior prestígio recebendo sempre grande aclamação do público e da crítica. Formou-se com menção honrosa no conservatório Superior "Alfredo Casella" de L'Aquila (Italia), sob a orientação de uma das mais prestigiadas bandolinistas do mundo, Dorina Frati. Atualmente é professor de bandolim no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira e é presidente da Associação de Bandolins da Madeira.
Norberto Cruz is a claimed and recognized mandolinist in the internacional scene. He has performed solo in Portugal, Italy, Estonia, Bulgaria, Spain, Brasil and Austria where he has collaborated with important agents as the "Alla Scala" theater in Milan, the "Fenice" theater in Venice and the orchestra "Roma Sinfonietta" in Rome. He has performed under the regency of prestigious conductors as Mstislav Rostropovich and Riccardo Muti and alongside important international musicians such as Andrea Bocelli, Noa, Placid Domingo and Julio Pereira. He is one of the founders of the Plectrum Quintet "Giuseppe Anedda" along with Emanuele Buzi and Vladimiro Buzi receiving in 2012 the "Representation Medal" of culture from the President of the Republic of Italy. He is since 2008 artistic director and conductor of the ABM (Associação de Bandolins da Madeira -Madeira Mandolin Association) of which he has promoted and oriented three internships in the reed orchestra involving more than 70 musicians. In 2008, 2009 and 2010 has conducted three concerts with original repertoire for mandolin. He has done transcriptions of baroque, classic and modern composers as well as new musical compositions to this instrument with great didactical-musical success especially artistic. In 2015 he was a committee member of the jury of the competition "Abbado" in Italy invited by the Italian Ministry of Education and also in 2016 committee member of the jury of the competition inserted in the International Festival of Amarante in the category of guitar and mandolin alongside with Adriano Del Sal, Oscar Ghilia e Aniello Desiderio.
In 2016 he develops for the ABM, 12 documentaries for the television named "Plettro", dedicated to the mandolin for the RTP (Radio Television Portugal) Madeira, as a musician, conductor and tv presenter.
He is well respected among the most prestigious Portuguese mandolinist receiving grand acclamation from both public and the critic. He has graduated with honorable mention in the Superior Conservatory "Alfredo Casella" in L'Aquila (Italy), mentored by one of the most prestigious mandolinist in the world, Dorina Frati. Currently he is teaches mandolin in the Conservatory School of Arts of Madeira and he is President of the Madeira Mandolin Association.
Rui Camacho
Rui Camacho, natural do Funchal, frequentou o Conservatório de Música da Madeira na década de 80 na disciplina de flauta transversal e de bisel, fotógrafo pesquisador. Fundador do projeto de recolha e divulgação da música tradicional madeirense «Algozes» e da Associação Xarabanda, diretor da Xarabanda Revista de 1994 a 2010, autor de diversos artigos e livros sobre temáticas de cultura tradicional madeirense. Desde 1980, realiza trabalho de campo de recolha da tradição madeirense. Foi distinguido pelo Governo Regional da Madeira pela sua atividade fotográfica no âmbito de divulgação do Património Cultural. Gravou cinco discos com "Xarabanda" e participou como músico convidado em diversos projetos musicais editados. Colaborador no programa de Dinarte Viveiros, "Caixa de Som" da RDP-Madeira com a temática "Instrumentos Musicais da Tradição Madeirense.
Mário Freitas
Mário Freitas nasceu em 1976, na conhecida Pérola do Atlântico, a ilha da Madeira. Formado em Design pela Universidade da Madeira.
Posiciona-se como freelancer, na área da comunicação visual, design gráfico e design editorial.
Igualmente desenvolve um projecto pessoal de re-design e de construção dos cordofones da tradição madeirense, contribuindo largamente para a diferenciação destes instrumentos identitários da cultura madeirense.
O seu percurso como músico inicia-se na adolescência, junto com amigos que partilhavam o gosto no fazer e tocar música. A vontade de querer saber e fazer mais e melhor, leva-o a procurar outros géneros,para além do rock, outras estéticas da expressão musical.
Rock Progressivo, world music, jazz e erudita são os géneros musicais que estão presentes no seu percurso quer pelos grupos onde passou, quer pelo trajecto na sua formação na música.
Inicialmente com a viola baixo para logo depois, na segunda metade da década de 1990 Inicia os estudos no Conservatório da Madeira para contrabaixo.
Focando-se na viola baixo, conta com algumas colaborações em projectos diferenciados, estando o Nucleo de música da Escola Secundária Francisco Franco na posição de formação e aquisição de novos conhecimentos da música internacional e nacional com especial atenção para as novas manifestações da música tradicional da Madeira.
1993-1997 . Viola Baixo - Nucleo de música da Escola Secundária Francisco Franco
1995-1997 . Grupo Lothlorién - Rock Progressivo
1997-2000 . Grupo ALMMA - New folk music - World Music
inspirada nos costumes e na tradição musical da Madeirense.
Em 1998 os ALMMA integram a comitiva para a representação da RAM na EXPO 98.
Em Outubro de 2000 é editado o album Heresias
2009 - 2011. Grupo Dogma 4.1
2010-2014 . Curso Livre de Jazz do CEPAM - Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, na classe de instrumento (contrabaixo), combo e orquestra de jazz.
2012 . Grupo OuterSkin
2014 . Integra a formação inicial do Trio Zargo (Inserido na associação cultural XARABANDA) como contrabaixista com Roberto Moritz e Roberto Moniz, música erudita e composições para braguinha do séc XIX.
2015 . Paralelamente ao Trio Zargo nasce o Quarteto Moritz, dentro da mesma associação, com composições originais para braguinha e cordofones madeirenses, juntando-se ao Trio o pianista Lino Alves.
O estudo do design e as tecnologias associadas tem inicio no secundário que, rápidamente o transportou para o mercado do trabalho. Por necessidade e também como investimento pessoal. Inicia-se como assistente de design no pequeno atelier Contrakapa com o designer Turnino Caires.
1998 . integra na equipa comercial da Empresa Diário de Noticias da Madeira, convite que resulta da experiencia adquirida no atelier ContraKapa como assistente em design gráfico, para o departamento que detinha a comunicação gráfica comercial e institucional do jornal.
2000 passa a fazer parte da equipa de design editorial, e de comunicação gráfica no periodo de transição para uma nova linha editorial do Diário de Noticias.
2002 . Ingressa no Curso de Design da Universidade da Madeira.
2003-2007 . Colabora com várias empresas de design e de produção gráfica
2007 . Meio - Publicidade - Design e técnologias gráficas (CNC, Laser e Impressão Digital de grande formato, prototipagem e produção de modelos para fins comerciais e publicitários.
Mário Freitas, born in 1976, in the well-known Pearl of the Atlantic, the Madeira island. Graduated in Design from the University of Madeira.
Positions himself as a freelancer designer, in visual communication, graphics and editorial design.
Currently has a personal project of re-design and construction of the Madeiran cordophones, largely contributing to the differentiation of these identity instruments from the Madeiran culture.
As a musician he started in his teens, together with friends who shared a love for making and playing music. The desire to want to know more and better, leads him to look for other genres, in addition to rock, learnig other aesthetics of musical expression.
Progressive Rock, world music, jazz and others, are some of the musical genres that are present in its path, either by the groups where he passed, and by the learnig programs he went.
Initially with the bass guitar, soon after in the second half of the 1990s, he began his studies at the Conservatório da Madeira for doublebass.
Focusing on the bass guitar, he had some collaborations in differentiated projects, with the group of the Francisco Franco Secondary School in the position of formation and acquiring knowledge of international and national music with special attention to the manifestations of folk music and new aproaches of Madeira Island tradition.
1993-1997. Viola Guitar - Music program of Francisco Franco High School
1995-1997. Lothlorién - Progressive Rock Band
1997-2000. ALMMA Group - New folk music - World Music inspired by Madeirense customs and musical tradition.
In 1998 ALMMA joined the delegation to represent RAM at EXPO 98.
October 2000 the album Heresias is released
2009 - 2011. Dogma 4.1 - Rock-Pop Band
2010-2014. Jazz Course at CEPAM - Conservatory Professional School of Arts of Madeira, in the instrument class (double bass), combo and orchestra.
2012. OuterSkin - Heavy Metal
2014. Trio Zargo - chamber music (part of the cultural association XARABANDA), as a double bass player with Roberto Moritz and Roberto Moniz, classical music and compositions for 19th century braguinha.
2015. Alongside Trio Zargo, the Moritz Quartet was created, within the same association, working in original compositions for braguinha and Madeiran string instruments, and the pianist Lino Alves.
The study of design and associated technologies started in secondary school, which quickly transported it to the job market. Out of necessity and also as a personal investment. He started as a design assistant in the small atelier Contrakapa with the designer Turnino Caires.
1998 . Commercial team of the Diário de Noticias da Madeira Company, an invitation that results from the previous experience acquired in the small atelier as an assistant in graphic design, for the department that held the newspaper's commercial and institutional graphic communication.
2000 . he became part of the editorial design and graphic communication team during the transition to a new editorial line at the newspaper Diário de Noticias.
2002 . Entered to Madeira University for Design degree
2003-2007 . Along with the studies collaborates with several design and graphic production companies.
2007 . Meio, Publicidade - Design and graphic technologies (CNC, Laser and Large Format Digital Printing, prototyping and production of models for commercial and advertising purposes.